domingo, 31 de outubro de 2010

PERNAS

Concurso vira tradição e ganha adeptos

Tudo começou quase no fim do ano de 2005. Um atento olhar feminino chamou a atenção das demais mulheres para as pernas de Paixão. Imediatamente, aquele musculoso e torneado sustentáculo foi aclamado representante masculino das pernas APS. Uma brincadeira ocasional que virou tradição na festa de fim de ano do grupo ciclístico. No ano seguinte, o concurso já estava instituído com direito a desfile e público votante nos primeiro, segundo e terceiro lugares.

Múcio foi o vencedor da vez, levando faixa, troféu e um book fotográfico (rsssssss). Em 2007, o evento tomava proporções espetaculares devido ao número de candidatos proprietários dos mais diversos estilos de membros inferiores do corpo humano. Sabiamente, para atender à variação de gosto, o APS reformula o concurso, introduz normas e cria as categorias: Beleza da Natureza, Toni Ramos, Café com Leite e Olívia Palito (rsssssssssss).

Os homens concorrem compulsoriamente e não adianta reclamar (rssssss); pernas à mostra, mesmo que tenham que levantar as pernas da bermuda (rssssss); o júri é unicamente composto de mulheres; as esposas dos concorrentes têm o livre arbítrio de votar em quem quiser; o júri dispõe de auxiliares femininos que podem...digamos...conferir as pernas, não da bermuda, mas dos concorrentes (rsssss); o vencedor de Beleza da Natureza deve ser assíduo frequentador apessiano; o vencedor de Beleza da Natureza perde o título e devolve faixa e trofeu se desaparecer do APS por três meses sem apresentar justo motivo. Novas regras podem ser aprovadas este ano, mas por enquanto essas ainda estão valendo.

Casado com Ruth, Paixão foi um autêntico representante. Está meio afastado, mas honrou o reinado e passou a faixa a Múcio, no ano seguinte. Múcio também anda desaparecido das pedaladas, mas a amizade continua a todo vapor. Júnior Gás e Botelho foram os respectivos vencedores em 2007 e 2008. Gilson, atual representante das pernas masculinas APS, eleito em 2009 para reinar em 2010, é também um dos apoios do grupo. É ele quem vai passar o império ao próximo escolhido, em dezembro.

Como toda tradição que se preza, o concurso tem suas histórias. Sobre Paixão, por exemplo, embora afastado das pedaladas, ele e Rute continuam mantendo contato com o grupo. Vai não vai, reaparecem, pedalam e matam as saudades. Múcio, um grande sortudo, chegou a ser vetado pela coordenação de participar de qualquer sorteio. Depois que abocanhou o título, foi sorteado com uma bicicleta, um capacete, um par de luvas e outros apetrechos. Milton, que ainda não tinha sido citado neste texto, nunca perdeu na categoria Café com Leite. Fernando ET é outro que se consagrou pela continuidade no título Olívia Palito (rssssss).

Quem serão os vencedores do próximo concurso? Esta é uma incógnita que o público só poderá descobrir no dia da festa, provavelmente 19 de dezembro. Alguns detalhes são implícitos ao título. Para ser Beleza da Natureza, por exemplo, as pernas não precisam ser as mais lindas. Afinal, o APS reconhece que gosto é gosto e ninguém discute. O andar, o carisma, o conjunto, tudo pode despertar a atenção e o voto feminino. Voto soberano, diga-se de passagem, e não adianta boca de urna. Os concorrentes já podem se preparar no leg 45 (aparelho de musculação), no bronzeamento joelhos abaixo, no regime de espinafre e nos cacheados dos pelos das pernas. Só das pernas, Toni Ramos, não precisa tórax cabeludo (rsssssssss).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LONGO

Grupo explora Cova da Onça

Excluindo o excesso de quebras, quedas, ausência de onça, bar de Antônio fechado, banho cancelado o longo de outubro foi 100. Moral elevada, senso de humor, descontração, palavrinhas mágicas para vencer inúmeros obstáculos. Só de ladeira, sete, sendo três subidas e quatro descidas daquelas de deixar ciclista arfando. UFA! Isso nã
o significa falta de superação, muito pelo contrário, todo mundo encarou os desafios numa boa, principalmente ao descer a ladeira que dá acesso à Cova da Onça. Barro escorregadio, só aí foram três quedas e, provavelmente, a causa principal de tanta bike danificada. Tudo começou às 6h quando, entre a chuva e o calor da cama, 53 ciclistas optaram pela chuva persistente. Às 7h, o grupo já estava nas ruas de bairros recifenses como Jaqueira, Água Fria, Arruda, passou por Olinda, entrou em Paulista pelo viaduto da BR 101-Norte, admirou-se com a quantidade de gente em visita aos familiares no complexo de presídios do Cotel, Creed e Colônia Penal Feminina. Aqui já era início do trecho superior a 20 quilômetros sem pavimentação como Reserva de Caetés e estrada da Cova da Onça.

Nem cova, nem onça, nem Antônio do bar, nem arrumadinho de charque, muito menos banho de rio. Tudo fechado, apesar do entendimento prévio com a coordenação do APS. Antônio alegou a chuva, pensou que ninguém pedala naquelas condições meteorológicas (rsssssssss) e fechou o comércio. "Tem nada, não!" Mais incentivado ainda, o grupo foi bater na porta de Sardinha, bar de Biu Mariano que, não por acaso, vem a ser o pai de Antônio do Rio. Sardinha é um senhor simpático, mas ficou maluco quando viu aquela aglomeração tomando todos os espaços do bar, inclusive a cozinha (foto acima). Sardinha quase enlouquece. Como se diz popularmente - "era um olho no padre e outro na missa". Ou seja, Sardinha tinha que dar conta do serviço e ao mesmo tempo contabilizar o caixa. Loucura, gente, saiu todo o estoque de camarão, cabidela, bode, macaxeira, mão de vaca, mão de boi, mão de gente...não de gente, não (rssssssss). O bar tem placas engraçadas- homem chifrudo é curioso, é proibido permanecer sem camisa aos "sábados e domingos" e um anúncio de ração canina carrega imagem de cavalo (rsssssssss).

O banho no bar do rio de Antônio foi mesmo cancelado, claro, se o bar estava fechado, o rio também. Mas uma informação confidencial no bar de Sardinha caiu nos ouvidos de alguns pouquíssimos ciclistas - um trecho de rio (foto acima) passava ali atrás. O único problema é que é área privada e era preciso autorização para banho. O zelador autorizou a entrada de três "jovens senhoras" (rssssss), mas dois garbosos senhores perceberam tudo de longe e se fizeram felizes naquele oásis da onça. Que lugarzinho legal, viu? Você vai ver tudo nas fotos, inclusive conferir os obstáculos da volta. Mais lama, mais chuva, mais ladeira, mais estrada, BR, pontilhão... Enfim, com duas horas de atraso na volta, o APS colocou os pés na Jaqueira. Que eu saiba, ninguém reclamou (rsssssssssssss).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COVA DA ONÇA

Oba! Domingo tem banho de rio

Banho de rio (foto abaixo) com água geladinha e transparente aguarda o ciclista APS, no próximo domingo, dia 24 de outubro. Apenas não espere o rio só pra você. É cheio, muita gente das redondezas da Cova da Onça, em Paulista, aporta sempre por lá nos fins de semana. A água pode até parecer turva devido à agitação do pessoal brincando e pulando, mas é limpa e cristalina. O movimento é intenso na estrada de barro, ladeada de mato e sítios.



Carro, moto, bike, fazem parte do cenário que o grupo também vai compor. Estimado em cerca de 60 quilômetros, o passeio sai do Parque da Jaqueira uma hora mais cedo do que o habitual - às 7h - com previsão de retorno às 13h. É o longo do mês de outubro, antecipado em uma semana por conta da eleição de segundo turno, marcada para o domingo 31. Vai ser uma diversão e tanto, mas pra ser ainda melhor esteja com tudo em cima: capacete, luvas, bike revisada, câmara de ar sobressalente, disposição, bom humor, solidariedade.

Ah, leve um dinheirinho, tá? porque o bar do rio vende uns petiscos deliciosos, principalmente aquele arrumadinho de charque, fácil de repetir. Antônio, o proprietário, é uma correria só, de um lado a outro, pra dar conta do serviço. Mas tenha cuidado com o bucho cheio na volta. Barriga pesada dificulta digestão e concentração.

O roteiro está cheio de atrativos como viaduto e pontilhão, BR (muitíssima atenção), mata de Caetés (sem pavimentação), estrada de Mumbeca (em obras), ladeira pra subir e descer (foto abaixo - perigosa e escorregadia, principalmente se chover). Apesar do local chamar-se Cova da Onça, você pode contar com muitos bichos no meio do caminho, inclusive preguiça, menos com a doce e delicada felina (rssssss).


domingo, 17 de outubro de 2010

PASSEIO CICLÍSTICO

APS conduz pedalada
em Boa Viagem


O APS conduziu, nesse domingo 17 de outubro, o II Passeio Ciclístico promovido em parceria pela Força Aérea, Conselho Regional de Odontologia e Universidade de Pernambuco. As instituições davam início às comemorações das Semanas da Aviação e do Combate ao Câncer de Boca. O APS saiu do Parque da Jaqueira com 124 ciclistas, dirigindo-se à Vila dos Sargentos, em Piedade, onde se concentrava o público da Aeronáutica, Conselho de Odontologia e UPE. O total de participantes ficou em torno de 350 pessoas. Ao lado, foto de representantes do C.R.O e UPE que receberam, na Jaqueira, inscrições e doações de alimentos não perecíveis, feitas por ciclistas APS, que serão distribuídas entre comunidades carentes. No fim do passeio, houve sorteio de brindes e cinco bicicletas. Dois dos nossos ciclistas foram sorteados com KIT da Oral B.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AERONÁUTICA X CRO

APS conduz passeio comemorativo

Neste próximo domingo, 17 de outubro, o APS vai mais uma vez conduzir o passeio ciclístico que o Comando Aéreo realiza em parceria com o Conselho Regional de Odontologia. As instituições programaram diversas atividades, públicas e gratuitas, entre palestras, cursos, ações preventivas ao câncer de boca e arrecadação de alimentos para comunidades carentes. O passeio ciclístico inicia a programação que tem por objetivo comemorar a Semana da Asa e a do Combate ao Câncer de Boca. O APS sai pedalando do Parque da Jaqueira, às 8h, e vai direto para o comando aeronáutico. De lá, a partir das 9h, são mais 12 quilômetros entre as Avenidas Boa Viagem e Domingos Ferreira, com parada programada para hidratação no II Jardim de Boa Viagem. Inscreva-se com dois quilos de alimento não perecível para receber a camisa alusiva à data e participar do sorteio de brindes, incluindo bicicletas. O II Passeio Ciclístico Comar/CRO dispõe de apoio de ambulância, Bptran e CTTU. Os ciclistas do APS podem se inscrever no Parque da Jaqueira, a partir das 7h20. Os cinquenta primeiros inscritos recebem a camisa na hora. A coordenação disponibilizou um carro onde você pode deixar as doações que forem entregues no local de concentração do grupo.

Evento - II Passeio Ciclístico Comando Aéreo / Conselho Regional de Odontologia
Objetivo - comemoração das Semanas da Asa e do Combate ao Câncer de Boca
Data
- próximo domingo, 17 de outubro
Inscrição
para o ciclista APS - na concentração, a partir das 7h20
Donativos
- 2 quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal
Camisa
para o ciclista APS- 50 primeiros inscritos
Saída do APS da Jaqueira
- 8h, pedalando até a Aeronáutica
Início do passeio comemorativo - 9h
Roteiro
do passeio comemorativo - Avenida Boa Viagem, parada no II Jardim, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Armindo Moura, Vila dos Sargentos
Atrações
- sorteio de brindes e de bicicletas, mesa de frutas
Retorno à Jaqueira - previsão meio-dia
Distância
- Passeio completo para o APS, cerca de 42 quilômetros (Jaqueira, Aeronáutica, Boa Viagem, retorno à Aeronáutica, retorno à Jaqueira. (Abaixo, foto do passeio 2009)



domingo, 10 de outubro de 2010

SEMANA COMEMORATIVA

Aguarde informações sobre o próximo passeio do APS. O grupo conduzirá a pedalada que a Aeronáutica realiza em parceria com o Conselho Regional de odontologia. O primeiro, comemorando a Semana da Asa; o segundo, a Semana de Combate ao Câncer de Boca. O APS sairá às 8h da Jaqueira direto para o Comando Aéreo, de onde o passeio geral sai às 9h.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SOS PREGUIÇA

O bicho é muito zen

De longe, ilusão de ótica. O bicho no chão seco mais parecia um animalzinho atropelado. Cão ou gato, sei lá. Ainda mais porque, bem próximo, lá estava um carro parado e dois rapazes fotografando o corpo aparentemente inerte. Mera ilusão de ótica. Totalmente zen, atravessando a estrada de barro, a poeira rolava solta e ele nem aí! Naquela lentidão, como se as horas não tivessem qualquer importância, quanto tempo levaria pra chegar ao outro lado? O cara era paradão mesmo, andar de filme rodado em câmera lenta. Devagar, nem lhe passava pela cabeça a possibilidade de ser amassado por um daqueles poucos veículos, a toda velocidade, naquele fim de mundo. Eu hein, que criatura era aquela sem qualquer noção de perigo? Taí, um bom motivo pra reflexão - como se pode ser tão calmo e tranquilo, sem expectativa e ansiedade hoje em dia? Aos poucos, a figura que não se conseguia identificar àquela distância, foi tomando forma. Devagar assim... devagar assim...preguiçoso desse jeito só mesmo o bicho-preguiça.

Ah, ham, peguei você!
Ai, tá doido, é? Tá pensando o quê? Nãaaaao, meu filho, só quero tirar você daqui, vou deixar você naquele pé de embaúba pra você ficar mais tranquilo ainda, comendo folhas pro resto dos seus 50 anos de vida. Num é do que você mais gosta, comer folhas de embaúba, num é? Sei disso. Só não sabia que você era desdentado, pensei até que você fosse me morder. Olha, me disseram que você anda devagar por causa dos pelos. Como eles são muito grossos você evita agitação pra não suar. É verdade?

Cara, você é uma figura muito engraçada. Caminha quase parado, mas é rápido no uso das garras afiadas. De pelos duros da cor dos troncos das árvores brasileiras (foto abaixo), o corpo é estranho, embora ágil quando se sente ameaçado. Me lembra um contorcionista, é capaz de virar a cabeça num ângulo - me parece - de 180 graus só pra encarar seu maior predador - o homem. Não, eu não, nem pense isso de mim. Por favor, eu hein...Tô dizendo "o homem" de uma maneira geral.


Ai, você é tão bonitinho, parece que vive sorrindo. Mas me deu um susto danado, tão grande que quase desisto da experiência inédita de colocar um bicho-preguiça nos braços. Bem, não foi tão nos braços assim. Havia uma distância entre nós, claro, mas juro que não foi preconceito. Era você com medo de mim e eu com medo de você, principalmente quando você fez aquele som de chaleira fanhosa. Aquilo foi com a boca ou com o nariz, hein. me conta, vai, tô morrendo de curiosidade. "Visse" meu grito?