quarta-feira, 27 de abril de 2011

TRABALHADOR

Cem por cento orla

Dia do Trabalhador é dia de lazer e esportes. Assim vai ser no próximo domingo, primeiro de maio, quando o APS participar da homenagem que Sérgio Goró e Mauro Melo estão programando para festejar a data. Goró é aquele cara simpático pra valer, que tem um quiosque à beira mar de Olinda. E Mauro, pra quem ainda não sabe, é da Associação de Surfe, que vive estimulando a prática esportiva como meio saudável de vida. Já é o terceiro ano que os dois se unem pra promover a comemoração. E o APS, mais uma vez convidado, vai participar também pedalando entre Jaqueira/Olinda/Jaqueira.

A programação começa às 7h30 da manhã, em Olinda, com setenta pessoas fazendo o trecho Bairro Novo/Casa Caiada a nado. Gente, só esclarecendo (rsssssssss), o APS não vai nadar. O APS sai da Jaqueira no horário habitual, às 8h, devendo chegar ao quiosque de Goró ainda a tempo de ver a chegada de alguns nadadores. Isso, claro, se não houver imprevistos de queda e quebra de bike. Batalhadores pela revitalização da beira mar, pela limpeza da orla olindense, pela melhoria da ciclofaixa e pelo alargamento do calçadão, Goró e Mauro já deram título à programação: "Cem por cento orla". A foto acima foi copiada do site da Prefeitura de Olinda, detalhe de vista aérea de Bairro Novo.

Além da atividade esportiva, Goró e Mauro vão recepcionar nadadores e ciclistas com um gostoso café da manhã. Sob a sombra de coqueiros pintados de branco, a tradicional "mesa de frutas" está lá, à espera dos atletas, pronta pra ser degustada. E o chuveirão também é uma boa pedida pra quem chega suado ou salgado. Bom trabalho, ôh, desculpe...bom domingo.

domingo, 17 de abril de 2011

SESC

Recife pedala pela paz

Vestindo camisa azul ou amarelo e portando bandeirolas brancas em nome da paz, cerca de mil ciclistas circularam nesse domingo, 17 de abril, pelas ruas da cidade do Recife. Era o VIII Pedalando pela Paz, evento anualmente promovido pelo Serviço Social do Comércio de Pernambuco, com caráter recreativo, esportivo e cultural. Organizado pelo Ciclo Adventure com apoio de grupos ciclísticos, incluindo o APS, o passeio levou a multidão por um roteiro de teatros. Para participar da programação, com direito ao kit de camisa e boné, além do sorteio de brindes e bicicletas, o público se inscreveu com um quilo de alimento não perecível. O arrecadado vai ser distribuído entre 300 instituições cadastradas pelo Banco de Alimentos do Sesc (ler detalhe à esquerda).

O APS saiu do Parque da Jaqueira, às 8h, com cerca de 70 ciclistas até a praça do Campo Santo, onde se localiza o Sesc de Santo Amaro e onde o público aguardava o início do passeio e aproveitava pra se divertir com jogos, brincadeiras e teatro infantil. A pedalada começou pouco depois das 9h, animada pela Frevioca e pela chuva. Sem medo de se molhar, até porque não tinha como (rsssss), o público se manteve firme o tempo todo. O lance engraçado ficou por conta de um cachorro que acompanhou o pessoal, por entre bikes, até o fim do passeio. Quem voltou com o APS para a Jaqueira, pensou em contratar a Arca de Noé pra encarar a maioria das ruas. Em quase todas, o nível de água praticamente cobria os pneus das bicicletas. E tome chuva!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

17 DE ABRIL

APS também participa da Pedalada pela Paz

O Sesc realiza no próximo domingo, dia 17 de abril, mais um Pedalando pela Paz. Trata-se da oitava edição do evento anual que, desde setembro de 2002, tem o objetivo de arrecadar alimentos, através de atividades sócio-esportivo-culturais, numa ação de combate à fome.
Mais uma vez, o passeio ciclístico é organizado pelo Ciclo Adventure, com apoio de outros grupos, incluindo o APS. O roteiro é um giro pelos teatros recifenses, num percurso de 15 quilômetros.

As inscrições foram realizadas durante a semana, nas unidades do Sesc de Casa Amarela, Santo Amaro, Santa Rita, Piedade e São Lourenço da Mata, mas ainda é possível se inscrever e receber o comprovante que dá direito a participar de sorteio de brindes e bicicletas. Basta levar um quilo de alimento não perecível, a partir das 8h, na praça do Campo Santo, em frente ao Sesc de Santo Amaro. Os dois mil primeiros ciclistas inscritos a chegarem ao local no dia do evento também recebem kit de camisa e boné. O passeio começa às 9h.

Atenção - A coordenação do APS vai sair da Jaqueira, às 8h. Os ciclistas, no entanto, que quiserem se antecipar podem seguir direto para a concentração geral, em Santo Amaro. Bom passeio a todos.

domingo, 10 de abril de 2011

70 ANOS

Fafire realiza primeiro passeio ciclístico

Ao completar 70 anos de fundação, a Faculdade Frassineti do Recife realizou, nesse domingo 10 de abril, o I Passeio Ciclístico Solidário. Parte das atividades comemorativas de aniversário, o evento reuniu cerca de 90 ciclistas pelas ruas da capital pernambucana, num dia de muita chuva. Organizado pelo Maré Bike, com apoio do APS, o passeio começou às 8h, no Parque da Jaqueira, dirigindo-se até a Avenida Conde da Boa Vista, onde se localiza a escola superior. De lá, tomou rumo pelas pontes do Recife, passando por pontos de significado histórico para a Veneza Brasileira. E parecia Veneza, mesmo, com tantas ruas alagadas. Chuva que não acabava mais. O ciclista, no entanto, manteve o bom humor, inclusive agradecendo a temperatura agradável e a ausência do sol que tanto castigou nos últimos passeios.

Tudo transcorreu tranquilamente apesar das três quedas, nada grave nos cerca de 17 quilômetros entre Jaqueira/Fafire/Jaqueira.
A habitual parada programada, onde o ciclista costuma repor energia, dessa vez foi diferente. A Fafire ofereceu uma mesa de frutas da melhor qualidade. Sem se fazer de rogado nem perder tempo, o pessoal se fartou de mamão, banana, melancia e melão, delícias devidamente acompanhadas daquela aguinha fresca de matar qualquer intensidade de sede. A surpresa do dia foi o sorteio de uma bicicleta, mas o momento mais descontraído ficou por conta da chave da urna que continha os comprovantes de inscrição. Perdida a chave, recorreu-se a uma faca para abrir a urna. Pronto, nada que não se resolva com muita descontração.

Maré e APS tiveram calorosa acolhida por parte da direção da Fafire e da comissão "70 ANOS", que vem trabalhando na programação de aniversário. Responsável pela realização do passeio ciclístico, Dinabel Vilas Boas parecia mesmo muito feliz com o resultado obtido. Fundada como Instituto Superior de Pedagogia, passando depois a Faculdade de Filosofia do Recife, a atual Faculdade Frassineti do Recife oferece seis cursos superiores: Pedagogia, Letras, Filosofia, Ciências Biológicas, Administração e Turismo além de um núcleo de pós-graduação. É dirigida pelas irmãs da ordem Doroteias, Maria das Graças Soares e Maria do Socorro Lopes. O site é interessante e merece ser visitado - http://www.fafire.br/


quinta-feira, 7 de abril de 2011

DOMINGO 10 DE ABRIL

APS e MARÉ no passeio FAFIRE

O passeio do próximo domingo, dia 10 de abril, é organizado pelo Maré Bikers. O APS vai participar como apoio. Trata-se da comemoração dos 70 anos de criação da Faculdade de Filosofia do Recife, hoje denominada Faculdade Frassinetti do Recife. Os primeiros 130 ciclistas inscritos com dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal, recebem camisa alusiva ao evento. As inscrições também podem ser feitas na Jaqueira, a partir das 7h, na concentração, entrada pelo portão da Rua do Futuro, entre as bancas de revistas e frutas. Os dois grupos saem juntos às 8h, em direção à FAFIRE, localizada na Conde da Boa Vista. De lá, seguem com alunos, professores, alunos e funcionários da faculdade em passeio ciclístico pelo centro da cidade, com direito a paisagens de cartão postal.
O passeio é leve com, no máximo, 17 quilômetros para aqueles que optarem pela saída na Jaqueira. Bom passeio e feliz aniversário para a FAFIRE.

domingo, 3 de abril de 2011

OLINDA RURAL

Apenas um vence a Ladeira do Giz

Dos 76 ciclistas, apenas um venceu a temerosa Ladeira do Giz, em Águas Compridas, Olinda. Num era competição, não, mas o menino-ciclista de 11 anos foi assim, devagarinho, subindo, se aproximando, atingindo até chegar ao topo chamado Alto da Conquista. Pois num é que cinco marmanjos, "caba" macho, ficaram torcendo pra Neto desistir e se juntar ao resto do grupo no empurra bike? Eu, hein? O bom é que lá no Alto um pneu furou e o grupo pode literalmente desabar (rsssss), até que o guia com seu apito desmancha prazer botou o APS novamente na estrada. Que sorte, bons ventos soprando e os ciclistas foram recuperando energia, entre paisagem tranquila e sombreada, até a parada programada no bar da Mão de Vaca.

Apesar de previamente avisado, o proprietário Isaías parece não ter se preparado para receber o grupo. O chuveirão "tava" lá, tudo bem, mas o peixe frito, a galinha à cabidela, a bisteca e outras iguarias prometidas ficaram mais no cheiro do que no paladar (rsssss). Alguns sortudos ou mais afoitos, entrando na cozinha, ainda conseguiram provar a famosa mão de vaca. Sem perder a esportiva, o grupo se esparramou na pipoca e nos salgadinhos industrializados, com sabor artificial de camarão e queijo. Com toda essa deficiência no atendimento, ainda assim foi difícil tirar o pessoal de lá (rssssss). Tá bom, seu Isaías, tá bom, tava tudo em ordem, até porque não era pro ciclista comer muito. A ladeira na volta exigia reflexos em perfeitas condições.

Agora, essa é uma parte que pouca gente sabe. A ladeira da volta não era exatamente aquela. Era outra bem mais difícil, cheia de obstáculos como degraus, precipício, mato crescido, pinguela. Por segurança, já que havia muita gente,o APS abortou o plano A e se decidiu pelo plano B, que também tinha lá suas dificuldades. Íngreme, em paralelepípedo, a descida exigiu atenção e freios. De parabéns, todo mundo se comportou numa boa e, mais uma vez, o passeio foi um sucesso. Sim, deixa eu contar: Raimundo disse que a Ladeira do Giz (aquela do começo) tem esse nome porque, antes do asfalto, o que existia era um massapê claro e escorregadio. As pessoas caíam e, tentando amortecer a queda, ficavam com as mãos brancas como giz. Raimuuuuuundo, conserta aí a história se eu estiver errada, visse (rssssss)?