domingo, 30 de março de 2014

ANO 10 - Obaaaaa!  O lay out definitivo da camisa 2014 está na fábrica. Nessa terça, primeiro de abril (mentira, não - rsrsrs), uma reuniãozinha para os últimos acertos. Daqui a pouco, a gente tem a data de distribuição da peça. Reserva antecipada tem direito a tamanho específico, pra caber direitinho no seu corpitcho.

PARCEIROS 1 - A marca - aquela da família pedalando - continua. Foi idealizada por Rogério Leite, web designer e "patrono" - rsrsrs - do blog Pedalando e Olhando. O modelito do ano é de autoria de Daniel Dobin, da Módulo Designer.  Servi-Táxi, Afonte Blindagens, Cestas e Buquês24horas e Roberta Tavares Fotografia permanecem. Max Três e Royal Canin são os novos patrocinadores. O APS agradece a todos por mais uma possibilidade de vender a camisa praticamente preço de custo. Nada haveria sem esses parceiros.

PARCEIROS 2 - Toda terça, ciclista, tem saída do Amigos do Pedal, às 20h, do Parque da Jaqueira, concentração mesmo local do APS. Nas quintas, mesmo horário, concentração na igrejinha do parque, é a vez dos Guerreiros da Paz. Anime-se à noite porque os grupos são muito legais.

FOFOCAS - Seguinte, gente: Maroca não participou do longão. Não porque não aguente, claro - rsrsrs - mas porque anda de repouso por causa de uma hérnia de disco. Se, pelo menos, fosse uma hérnia de mídia mais avançada, talvez ela já estivesse recuperada - kkkk. Mas, olha só, repetindo, ela não foi, mas o olheiro de plantão contou tudinho.

         Jaime, que foi morar em Barreiros, trouxe uma "turminha" boa de ciclistas, 10 ao todo, legal pessoal

DETALHES FOFOQUEIROS - 1 - Jaime levou uma tropa de Barreiros. Foram 10 ciclistas chegando de Van. 2 - Maldade de Luciano Alcântara, foi logo dizendo que pra não perder o título de "cai-cai" Jaime foi logo caindo quando a van abriu a porta - kkkk. Oh, modeu, Luciano, como é que você tem coragem...? 3- Paulinha Maia aparece na maioria das fotos. O olheiro contou que foi propósito dela que, nunquinha, havia "andado" de balsa - rsrsrs. 4 - Mas a maior fofoca mesmo vem agora: aquele rapaz tá querendo se separar, só pode! Levou a mulher prum longão, mais de ano  e meio sem pedalar. Vixe!

DE HERÓIS E HEROÍNAS - 1 - Marcilhão foi o herói do dia. No meio de tanta gente cansada, ele foi de carro e prestou um serviço daqueles, dando carona a quantos pôde. 2- Minha gente, e Bebeto? Pra não perder o longão, sucesso apessiano de fim de mês, Bebeto pagou multa só pra transferir passagem de avião do domingo pra segunda. Tudo pra não perder o passeio a Cuieiras. Maroca acredita que ele se inspirou em Denys, que fez isso também em pedalada anterior. Se a moda pega... 3 - As boas línguas contam que Fafá e Simone foram as valentonas do dia. Pra saber o por quê de Simone, leia ao lado. E pra saber de Fafá, leia aqui mesmo. A fritada todinha de aratu foi parar no prato de Fafá- rsrsrs - o resto do pessoal ficou a ver navios. 4 - Nada não, minha gente, Gil est´pa pedalando com umas marmitas no bagageiro da bicicleta. É só observar nas fotos. Prova melhor, não há - kkkk.

NÚMEROS APS - Longão a Cuieiras foi de 75km; 70 ciclistas; duas quedas, sem gravidade, ainda bem; duas quebras de um mesmo ciclista. Aliás, só pra fofocar, dizem que não houve banho de açude por causa do tempo que se levou pra fazer os dois consertos. Mas nem por isso o pessoal deixou de quebrar o calor no chuveirão da fritada. Fotos, aí abaixo, e não se esqueça de conferir as marmitas de Gil - rsrsrs



quinta-feira, 27 de março de 2014

LONGÃO DO DOMINGO - Então, pessoal, dia 30 de março o APS vai a Cuieiras. Saída do Parque da Jaqueira às 7 da manhã. Pedalada mista, áreas  urbanas e rurais, passando pelas PEs 15 e 22, BR 101, ladeiras, trilha, lama e barro num percurso de 70km.  Nível difícil, destinado a ciclistas com condicionamento físico. Se você não está preparado e/ou tem compromisso neste dia, é melhor não arriscar. Sem previsão de horário pra voltar.

PONTOS DE APOIO - Estão previstos dois pontos de apoio na ida, ambos no município de Igarassu:  o primeiro, em Cruz de Rebouças, pro ciclista sentir o gosto das diversas frutas de época e região; o outro, na própria comunidade de Cuieiras, onde se pode degustar uma fritada de aratu (quem gosta - rsrs). Nesse ponto, o APS entra em mata e só vai sair em Nova Cruz, onde faz a travessia para a praia de Maria Farinha, já em Paulista.

TRAVESSIA -  Para atravessar o Canal de Nova Cruz você pode escolher entre balsa e bote, que custa por aí nos cinco reais. Então já sabe que precisa levar uns trocados tá?, tanto pros lanchinhos de percurso - rsrs - como para o transporte fluvial. Se você já participou desse passeio com o APS, sabe que é um barato. Se ainda não, vai se deparar com uma paisagem muito linda, inclusive com um banho delicioso. O guia vai apitar, apitar, apitar, apitar... e você nem vai ouvir. Pô.... o guia é tão bonzinho, faça isso, não - rsrs

ATENÇÃO - Empolgue-se, curta, compartilhe, mas não perca a noção dos cuidados necessários. Leve câmara de ar compatível com o pneu de sua bicicleta. Sabe como é, pra não ficar com aquilo murcho, sem condição de andar nem pra frente nem pra trás - rsrsrs. Outro cuidado é manter atenção redobrada nas PEs e BR, onde o trânsito é mais que perigoso. Mantenha-se no grupo, nunca passe o guia, nem fique atrás do ciclista-vassoura. É ele que fica de olho pra você não se perder. E tem mais, siga a orientação do apoio, aquele pessoal treinado pra lhe dar assistência carinhosa durante a pedalada. Agradeça, dê passagem ao pedestre, pare nos sinais de trânsito, seja solidário.

CUIEIRAS - Nome estranho de uma comunidade simpática, localizada no município de Igarassu. A principal atividade econômica, atualmente, é a pesca de peixes de crustáceos (olha a fritada de aratu...), Cuieiras também é conhecida como Terra do Sururú, um tipo de crustáceo de mangue.

domingo, 23 de março de 2014

LONGÃO - Isso dá história, gente. Nunca, durante esses 10 anos de atividade do APS, o primeiro longão do ano foi realizado praticamente no mês de abril. Pois aguarde, próximo domingo, dia 30 de março, o primeiro longão de 2014. Uá, uá!

NÚMEROS APS - Sessenta e sete ciclistas participaram da pedalada desse domingo, 23 de março. Foi um passeio muito legal, de 23km, percorrendo bairros, ruas e ruelas que ninguém conhecia. "Onde estou?" era a pergunta que mais se ouvia - rsrs. Nenhuma quebra, mas uma queda muito feinha que, graças a Deus, pelo menos até agora, num deu em nada. Dê notícias.

A VÍTIMA - Neto perdeu o equilíbrio ao tentar descer a ponte da Salvaçao em cima da bicicleta. Ele permitiu fotos e divulgação do fato. Com muita cautela, Manoel e Denys conseguiram descer, mas a quase totalidade preferiu desmontar da bicicleta. Todo cuidado é pouco.

SEMANA DA ÁGUA - Em homenagem à Semana da Água, que começa nesta segunda 24, o APS passou pelo açude de Apipucos, lindo, e pela ponte da Salvação, única ligação entre os bairros de Iputinga e Monteiro. Destinada apenas a pedestres, motos e bicicletas, nem é chamada de ponte, mas de "equipamento urbano", imagine só, montado em cima de tubulação da Compesa. Oficialmente, o Dia Internacional da Água foi comemorado sábado (22).

PRESTATENÇÃO, MENINO - Por falar na companhia de saneamento, um buraco que ela deixou aberto na comunidade de Serra Pelada, em Apípucos, foi o primeiro obstáculo pro APS, nesse domingo. Olha, o pessoal da comunidade é muito simpático, viu? O resto foi tranquilidade pura, feito caldo de cana. O barzinho de Gil foi o ponto de apoio, localizado na Praça do Pontal, em Iputinga. Tão gostosinho que o Amigos do Pedal vai passar por lá na próxima pedalada noturna.

BEM-VINDOS E BEM-VOLTADOS - Os novatos, como sempre muito bem-chegados ao APS. Sucesso e vida longa com o grupo. Os bem-voltados, ôh coisa boa rever o povo, como Nath e Jarde, Meu Pequeno (1 metro e meio de altura e 82 anos - rsrs), Leão, Denise, Adelaide e os Laranja Mecânica. E os outros também, claro.

CURTINHAS DE MAROCA - 1 - A ciclofaixa completou um ano e vai ser definitivamente pintada. Sei, não, mas Maroca acha que isso tem cara de "vamosutilizarduranteasemanatambém". Assim, a gente vai ganhando espaço; 2 - Armação de Gilsão que fotografou Zé Pequeno em frente a um motel. Se o pequeno grande homem fosse casado ia ter que dar muita explicação em casa - rsrsrs. Agora um recado pra ala feminina - sabe aquele concurso de pernas masculinas que o APS promove todo fim de ano? Pois é, tem novato c'as pernas bem lindas. É bom ficar de olho - kkkkk

AINDA A CAMISA -  O modelito 2014, ano 10, criado pelo parceiro Daniel Dobin, da Módulo Design, provavelmente vai ser encaminhado pra fábrica esta semana. O preço é baixo, é? Mas claro, pessoal, seis patrocinadores estão bancando parte do valor. O APS agradece. O tecido é UV e  você pode suar à vontade que não fica marca nenhuma de suor depois que seca. Agora, pelo amor de Deus, num mancha, mas o tecido num tem garantia pra catinga de suor, não. Aconselha-se lavar a camisa - rsrsrs

NOTÍCIA TRISTE - Um ciclista atropelado morreu na madrugada desse domingo. Atropelado na Avenida Recife, Kléber Cristiano Cavalcanti não resistiu aos ferimentos e morreu no local do atropelamento, em frente ao supermercado Macro. O motorista se apresentou e disse que voltava do trabalho, era cerca de meia-noite, e não viu quando o ciclista entrou na avenida Recife.



quinta-feira, 20 de março de 2014

URBANO - Próximo domingo, dia 23 de março, tem pedalada urbana bem legal, que o APS programou pra você. Passeio de 30km marca presença em lugares interessantes, áreas arborizadas, ruas bucólicas e bocas de mata. Maior atenção na BR e na passagem de ponte sobre o Capibaribe, que liga os bairros Monsenhor Fabrício e Monteiro. De um lado a pobreza de uma periferia carente de atenção municipal; do outro, um Recife de bolso mais pançudo - rsrs. 

ARTESANAL - A última vez em que o APS passou por ali foi no ano de 2009. A ponte, de difícil acesso,  totalmente sem requintes e construída de forma artesanal, chegava ao cúmulo de ostentar blocos de concretos desarrumados e quebrados, que deixavam entrever as águas do rio. Agora, o APS volta e espera encontrar uma situação diferente, pra melhor. Quem for, verá - rsrsr! O grupo sai da Jaqueira às 8h.

JAIME VEM POR AÍ - Sabe Jaime, aquele que se mudou pras bandas de São José da Coroa Grande? Ele mesmo... Pois o cara vem por aí, matando saudades e revendo amigos. Telefonou pra dizer que vem pedalar no longão, e vai trazer uma turma de novos companheiros ciclistas. Jaime garantiu, 30 de março.

CAMISA ANO 10 - Coisa estranha, tem gente duvidando que a camisa 2014 do APS seja mesmo UV. O estranhamento é por conta do preço que estaria "barato" - rsrsr. Não, pessoal, a camisa tem mesmo fator de proteção 50%. O preço baixo é porque a compra está sendo feita diretamente na fábrica. Assim é outra coisa, né? rsrs

CAMISA DE NOVO - Houve muito interesse logo no começo, quando a camisa foi anunciada. Mas até agora, apenas 40 pessoas fizeram a pré-reserva com o valor adiantado de R$ 40, ficando o pagamento dos R$ 20 restantes no recebimento da peça. Sem problema, você pode comprar a sua quando estiver tudo pronto, pagando os R$ 60 de uma só vez. A diferença é que, com o adiantamento, você pode escolher o tamanho que lhe convém. Tá havendo um atrasozinho, num é? Problemas de percurso - rsrs - mas ainda este mês o tecido vai ser cortado - rsrs.
.

domingo, 16 de março de 2014

NÚMEROS APS - Quarenta e seis ciclistas fizeram a pequena trilha nas ladeiras de Aldeia. O grupo percorreu 31km.Nem quebra, nem queda. Só o palmo de língua de Paulinha ao subir a ladeira que dá acesso ao bairro nobre de Camaragibe. Milton foi o anjo da guarda da vez, acompanhando Paulinha dali em diante.

PRA BAIXO - A ladeira que liga Aldeia ao Sítio dos Macacos também deu um trabalhinho pra descer. Movimento intenso de carro diminuiu o ímpeto de alguns ciclistas que empurraram a bicicleta, dando preferência à segurança.

TRANQUILO - Se não fosse isso -ladeira de subida e ladeira de descida -  o passeio teria sido levinho, levinho, em todo seu percurso. Daniel Santos e Ricardo Nogueira se revezaram no ofício da fotografia. Railson e João Paulo, presenças anotadas depois de um tempão.

FOTOS - Veja fotos abaixo e procure também nos feices da vida. Os de Vânia Barreto e Denise Pimentel devem estar repletos de imagens. Elas nunca deixam a câmera em casa - rsrsrs


quinta-feira, 13 de março de 2014

MISTO COM MINI TRILHA - Domingo, 16, pessoal, é dia de trilha. Pequena, mas não isenta de dificuldades - rsrs. De cara, o cuidado com o trecho em obras da Avenida Caxangá. Depois, as ladeiras pra subir e descer, ótimo exercício pras pernas e péssimo pra hérnia de disco - rsrsrs - ai, meu Deus!

SUBIIIIIIINDO - Só pra sentir o gostinho de subir, subir, subir.... e cansar, a primeira ladeira é a de Aldeia. Ufa! Chegue lá em cima e tome água de coco pra recuperar a energia e aguentar o tranco que vem pela frente. O tranco, na verdade, é tranquilo, é uma descida - rsrsrs - mas tenha cuidado, viu!. Apesar de acesso à mata, por ali passam veículos leves e pesados, alguns em alta velocidade aproveitando a ladeira pra usar banguela. Pode até ser um motorista bêbado que uma vez deu de cara com Gilsão - rsrs

O RESTO É BESTEIRA - Passou daí, o resto é tudo um mar de calmaria. Sítio dos Macacos, buracos, lama e, espera-se, temperatura amena. A meteorologia informa que vai chover. Mesmo que não chova no domingo, chovendo antes a situação é de sujeira na roupa e na bicicleta. Sacou, né?

MADEIRA DE LEI - Lembrando que o APS reafirma seu compromisso de parar nos sinais fechados e aguardar sua vez. Então, se o grupo partir, apoio e vassoura comunicam ao guia que diminui o ritmo ou aguarda, se necessário for. Revise sua bicicleta, pedale de capacete, luvas e óculos que são acessórios de segurança. Leve sempre câmara de ar reserva, principalmente se o passeio for trilha.

CAMISAS - As camisas estão se vestindo. A procura é grande. Segundo Maroca, pode haver um pequeno atraso. Mas isso não é com ela, não, viu,  é só fofoca que ela ouviu por aí. Em vez de fim de março, primeira quinzena de abril.

domingo, 9 de março de 2014

NÚMEROS APS - Quarenta e nove ciclistas participaram do passeio que o APS realizou em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foram 25km em boa velocidade, uma queda e uma quebra.

SURPRESAS - A primeira surpresa prometida revelou-se em forma de rosas, uma maneira do APS demonstrar seu respeito pelas mulheres do pedal e todas elas. A segunda surpresa, a estreia de Roberta como guia e roteirista (de cinema não, claro - rsrs). A terceira, a entrada numa área que as pessoas rotineiramente utilizam para aprender a dirigir. Por trás, a beleza imunda da foz do Rio Beberibe, um local que poderia ser transformado em pólo de lazer público.

PRA FICAR LEGAL - O Rio Beberibe, que nasce em Camaragibe e banha Recife e Olinda, vai entrar na segunda fase do projeto de renaturalização. A primeira foi a retirada de lixo e lama do leito altamente poluído.  A segunda etapa vai ser a derrubada daquela vegetação que você viu às margens. De acordo com os entendidos, o desmatamento é necessário para continuidade das obras de renaturalização, limpeza, desobstrução e desassoreamento do rio. Os entendidos (leia-se "técnicos do governo do Estado") dizem ainda que aquela vegetação foi totalmente descaracterizada pelo homem.

URUBU - Você não é ave de rapina, mas acredite que passou por ali onde se amontoa parte dos 500 mil metros cúbicos do lixo retirado do Rio Beberibe. Já pensou se "tu cai" literalmente na merda? Pois aquele entulho todinho dá pra encher mais de 60 mil caçambas de lixo, com capacidade para oito metros cúbicos. Pelo menos na conta dos entendidos - rsrs

BACANA - Mas nem tudo é só sujeira. O passeio de caminhos desconhecidos foi muito legal, até elogiado - rsrs. Daniel Santos voltou depois de um ano de "só trabalho, só trabalho", coitchado. Além de apoio, Daniel foi o fiel auxiliar de Ricardo Nogueira, que levou uma quasemicrofilmadora de última geração. Tá tudo filmado. O único problema foi entender a queda (não contabilizada) daquele cara empolgado com o sorvete Bacana, em Olinda. Na queda, o ciclista foi derrubando tudo - mesa, cadeira, óculos, o que havia pela frente. Só não caiu a bola do sorvete que ele segurou bravamente - rsrs

DOIS MINUTOS DE SUA ATENÇÃO - Observe duas fotos seguidas que se encontram quase no início do segundo álbum, abaixo. Uma imagem mostra mulheres sendo fotografadas sem saber que estão sendo fotografadas. A outra captura o exato momento em que elas, as mulheres, percebem que estão sendo fotografas. Gente, nunca nenhum registro foi tão fiel. E ainda disseram que Gil, o fotógrafo da vez, era "fotógrafo chué" - kkkkkkk